CURIOSIDADES

PRECISO TER O MEU PRÓPRIO CAVALO PARA A PRÁTICA DA EQUITAÇÃO?

O Clube do Pônei e o Cepel disponibilizam cerca de 17 pôneis e cavalos e todo o material de encilhamento, que atendem todas as necessidades das aulas de equitação. Não é necessário ter um cavalo próprio para as aulas na escola.

MONTAR A CAVALO É UM ÓTIMO EXERCÍCIO E AJUDA A TONIFICAR VÁRIOS MÚSCULOS.

Mais do que um lazer, atividade trabalha principalmente os músculos das pernas, dos braços e dos glúteos. E o melhor: pode ser feito em qualquer idade.

A equitação pode ser uma boa alternativa para quem quer deixar a musculatura tonificada e melhorar o equilíbrio e a postura.

Benefícios físicos

• Postura e equilíbrio

O cavaleiro precisa estar sempre ereto em cima do cavalo para ficar equilibrado e ter o controle dos movimentos do animal. Assim, quem pratica equitação também fortalece a coluna.

• Musculatura

A repetição de movimentos em cima do cavalo, como o trote e o galope, trabalha músculos do corpo inteiro, principalmente os das pernas, dos braços e dos glúteos.

POR QUE PRECISAMOS DE UNIFORMES?

O uso do uniforme é obrigatório devido à segurança.

O uniforme para freqüência às aulas compõe-se de um capacete com queixeira, camiseta exclusiva da Escola, culote, bota preta para hipismo.

Para provas e competições é obrigatório o uso do capacete com queixeira, o culote pode ser branco ou bege, camisa  branca ou colorida com golas e punhos branco. As botas podem ser pretas ou marrom. Já a casaca pode ser vermelha, preta, azul marinho ou cinza. Os cavaleiros devem usar gravata branca e as amazonas colarinho alto ou plastron.

QUANDO MEU FILHO PODE COMEÇAR A PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES?

Desde o primeiro nível do Clube do Pônei, os alunos aprendem noções básicas de competições e em seus treinos são realizados percursos simples sempre com alguma brincadeira, permitindo assim sua iniciação nas competições internas do Cepel.

HOMENS E MULHERES COMPETEM JUNTOS?

O hipismo é a única modalidade olímpica em que homens e mulheres competem juntos na disputa por medalhas, nas provas mistas, em condições de igualdade.

PÔNEI É UM CAVALO ANÃO?

Os póneis são uma espécie de cavalos em miniatura. O seu tamanho não se deve a nenhuma anormalidade ou defeito da espécie, não são cavalos anões, são uma raça verdadeira.

Os seus antepassados, entre os séculos XVII e XVIII, eram utilizados como presentes (animais de estimação) para príncipes e princesas. O carácter deste animal, não é só inteligente e dócil, como também é mais carinhoso e amigável do que os cavalos em geral.

Estas características os fazem animais idóneos para relacionarem-se com as pessoas, especialmente com crianças, idosos e anões, sobretudo em programas que servem de terapia.

Relativamente aos aspectos físicos, podemos dizer que os póneis geralmente não passam os 148 cm.

Copyright © 2019 por Clube do Pônei - Todos os direitos reservados.